Em Espanha destacam quedas de rendimento “paralelas” de João Félix e Cancelo
A dupla portuguesa impressionou na chegada à Catalunha, mas os níveis têm baixado ultimamente, tanto que o avançado até foi suplente na última partida dos "blaugrana" na Liga dos Campeões

João Félix e João Cancelo tiveram de esperar até ao último dia do mercado de verão para se transferirem para o Barcelona, mas a mudança para a Catalunha começou da melhor maneira para ambos. Num espaço de 48 horas, a dupla portuguesa estreou-se pela equipa de Xavi e afirmou-se como titular nas próximas partidas, registando números muito positivos dentro de campo.
No caso de Félix, o jornal Marca salienta a exibição do avançado na goleada do Barcelona sobre o Bétis (5-0), no dia 16 de setembro: um golo, 27 passes bem-sucedidos, três ocasiões claras de golos criadas, três recuperações de bola e um gesto técnico “precioso” a iniciar mais outro golo.
Quanto a Cancelo, a fonte também destaca essa partida como uma das melhores desde que o lateral chegou ao Barça – um golo, dois remates à baliza, 42 passes bem-sucedidos e 11 duelos ganhos – juntamente com o jogo frente ao Celta de Vigo (3-2), também em setembro, em que marcou o golo da vitória aos 89 minutos.
No entanto, e como se pôde ler no título do artigo, o “lado B”, de João Félix e Cancelo começou a surgir a partir do dia 22 de outubro, data em que o gigante “blaugrana” venceu por 1-0 frente ao Athletic Bilbau.
Apesar de ter assistido o golo da vitória, o avançado fez somente três remates à baliza, tendo estado menos em jogo, com apenas 13 passes bem-sucedidos. Nas partidas seguintes, inclusive na Liga dos Campeões, o rendimento de Félix foi decrescendo, tanto que perdeu a titularidade na última partida da equipa na prova – que terminou com uma derrota na visita ao Shakhtar Donetsk (0-1).
Paralelamente, os níveis de Cancelo também não têm sido os mesmos desde esse jogo contra os bascos, ainda que tenha lidado com uma mudança de posição desde o El Clásico perdido para o Real Madrid (1-2), jogando mais a médiEm comparação com o seu último jogo antes da pausa para seleções de outubro, Cancelo passou de 65 passes bons e 12 duelos ganhos para 48 e sete, respetivamente, números que baixaram ainda mais nas partidas seguintes, levando o treinador Xavi a admitir que iria regressar à posição de lateral. Neste sentido – e especialmente em relação a João Félix – o jornal salienta a esperança do Barcelona em que a dupla regresse aos níveis que apresentou no seu arranque em Camp Nou, o mais rapidamente possível.