Filho mais velho de Pinto da Costa deixa sério recado a André Villas-boas
O sério aviso sobre o testamento que Pinto da Costa deixou aos filhos meses antes da sua morte.

Pinto da Costa tinha consciência da gravidade da sua doença e, ao longo dos últimos tempos de vida, acautelou todos os pormenores relacionados com a sua morte: pagou e deixou escrito como queria que fosse o seu funeral, quem não devia lá comparecer e tratou de redigir as suas últimas vontades no testamento final.
Sobre este assunto – e ainda que fontes assegurem que o ex-presidente portista fez questão de deixar a mulher, Cláudia Campo, bem na vida – é sabido que os dois filhos são os legítimos herdeiros. Consciente de que as partilhas geralmente geram problemas e divergências nas famílias, Pinto da Costa fez questão de deixar um sério aviso a Alexandre e Joana.
Meses antes da sua morte, e com a divulgação do seu livro, ‘Azul até ao Fim’, o antigo dirigente azul e branco deixou uma mensagem para os filhos relativamente à herança. “Neste momento, duas preocupações enchem a minha cabeça e o meu coração. Na minha falta, como será o relacionamento dos meus filhos? Como se vão entender na divisão dos meus bens?”, questionou, deixando-lhes o mesmo conselho que a própria mãe lhe deu na sua despedida. “Já lhes lembrei o que a minha querida Mãe nos dizia, a mim e aos meus irmãos: ‘Entendam-se, senão metade do que vos deixo será para os Tribunais e advogados. Sábias palavras, que todos seguimos, e tudo dividimos sem o mínimo atrito.”